segunda-feira, 22 de dezembro de 2014


12 MELHORES POEMAS DE 2014 (OS MEUS, REVISITADOS)

... úmida manhã ...

o corpo, tomado pela manha,
                                         se espreguiça – intermitentemente

as hora traçam um caminha cíclico  -  pausado, sem pressa  -
gotas de céu pintam vitrais na janela

... fora, a vida é gris ...

(meço cada movimento)

um sentimento: saudade
um pensamento: a última tarde

(ardíamos)

as línguas se contorciam em cólera
à flor da pele, o desejo
a lua nos lambia  ... no silêncio, beijo

é meio dia.

(fora e dentro de mim, chove)

chg

______________________________________________________________________

Assim como surgiu
                  sutil
                 sumiu                                 .

chg

______________________________________________________________________

IDOLESCER (para Dona Orcinda)

Quero minha face cortada pelo tempo
Quero minha mãos trêmulas de lida
Quero os cabelos brancos refletindo tardes
Quero errar nomes e balbuciar profundezas do ser
Quero um olhar distante  - errante -  a contemplar amores idos
Quero meus delírios da idade  - sem vaidade -  a recitar  lembranças e saudades

Quero-me assim  - velho e enrugado- para contar bafos e causos que jurarei que vi

E, perto do fim,

Quero orgulhar-me do meu viver longevo e dessa minha envelhExcência.

chg

______________________________________________________________________

“... deixe me ir ...

|         a monotonia do black  vinil ,  riscado pela agulha vil  , dá voltas e voltas
preenchido de ti   
                             vazio de mim
                                                    contemplo o infinito

a última lágrima secara ...

no rosto, teu toque; nos olhos, tua face; na boca, teu nome; na língua, teu gosto

(embriago-me na companhia de cartola)       |

                                                                             ... rir pra não chorar.”

chg

______________________________________________________________________

TESTAMENTO

Se for para fazer a minha vontade, que seja assim a cerimônia do meu fim:

Minha urna mortuária
No salão do Chalé onde ousei sonhar
Abertas a imensas portas
Para que meu cadáver contemple o mar

Onde o sol se põe em mil cores
sessenta graus, inclinem-me
Ornem-me com todo tipo de flores
Vermelhas, de amor e crime

Palito branco, sapato all star
Celebrem com música a minha partida
Ladainha, rock e todo cantar
Depois da meia noite, uma boa  balada

Bebam meu corpo com vinhos, pães e queijos
Meus momentos como num filme de cinema
Risos em todas as faces; na minha, beijos
Lábios quentes em  rosto frio: derradeiro tema

Em meio a recitais, cantadores, putas e atores
Meu cortejo pela vias da vila que sempre me fez sorrir
Após, meu corpo alimentará a terra, sem dores
E serei, tão somente,  lembrança e saudade nesse partir

Não esqueçam que aos sonhos me dediquei
Que cantei, dancei e sorri
Que em cada um de vocês acreditei
Que  há sempre um chegar e um partir

Aos meus filhos, exemplos e conselhos que deixei
À  minha companheira, a certeza que  amei demais
À  minha mãe, o agradecimento pelo que fui e sei
Aos meus irmãos, a certeza de que ficarão em paz

Se for para fazer a minha vontade, nesse tempo que me resta: quero que o meu embarque  para a eterna cidade, não seja um adeus, mas um convite para minha infinita festa.
... se for párea fazer a minha vontade.

(roubo um fragmento do poeta  - adapatado -  : “imaginou-se poeta, sonhou e amou na vida”)

chg

______________________________________________________________________

Caminhava para trás...

nas costas, um saco de seda bordado a mão
colhia histórias abandonadas - as suas
enxergava pelo canto dos olhos – só por eles...

... era incapaz de ver o que estava a sua frente

(sons, luzes, odores o perturbavam)

... era carne, ossos e fezes        .      Não tinha sombra ...

alimentava-se do que pisava

exalava o perfume do chorume
: o dejeto que era

não temia a morte
sequer ouvira falar de sua existência
a dama de preto o havia esquecido

tinha sono, mas não dormia

deitava  no chão
contemplava o voo das formigas
acreditava ser céu

ininterruptamente, sonhava com os olhos arregalados

buscava um mar de intenso azul onde foi batizado
abençoado pelo santo das tempestades, filho do vento
buscava um Eu perdido

buscava  o tempo.

(caminhava para trás     ...     para sempre)

Chg

______________________________________________________________________

... e o que te ata à madrugada, amada?

Por que te seduzem esses sussurros no frio?
O que te satisfaz nessa nuvem gris?
Por que te atraem – e traem – esses corpos nus, mornos?

És feita da relva noturna que arde de tara, eu sei.

Por que te envolves à neblina quando eu - sol - desejo te queimar?

Porque és assim: cama quente e lençóis macios; pele seda e toques sutis.
Porque, amada, és madrugada.

chg

______________________________________________________________________

não sou poeta, sei

        sou profeta
       
        promessa que se canta em versos
                      e se encanta em terços 

                           : palavra fé.

chg

______________________________________________________________________

o mundo 
    mudo

         era osso
              fosso

indigente &
                       indecente
                                            deram-lhe as costas
                                                          as bostas

recitava
cantava

                 palavra 
             que  lavra  o mundo 
                              imundo

                que lava
                que leva

            . . .poeta vagamundo.


chg

______________________________________________________________________

na ditadura do sucesso
proletário de dons pífios

| inanição & imbeleza |

há fracassos que me saciam
e que me enchem a barriga

me alimentam da mais bela pobreza.

chg

______________________________________________________________________

enquanto vasculhas meus defeitos, cultivo tuas belezas.

chg

______________________________________________________________________


vestes do tempo 

tecidos pelas mãos da aranha 

| ferrugem, mofo, memória |


história aprisionada na matéria em decomposição 


num canto escondido, 

o velho relógio revela ao sofá antigo um terrível segredo:

- O coito se deu naquela cama!


... relatos de um impune adultério, de um indigesto incesto.


(são tantas vidas na poeira do antiquário)


chg

Nenhum comentário:

Postar um comentário