domingo, 28 de dezembro de 2014

CINCO POEMAS DE PAULO LEMINSKI


BIOGRAFIA RESUMIDA

Em 24 de agosto de 1944, na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, nasceu Paulo Leminski. Seus primeiros poemas foram publicados, em 1964, na revista "Invenção". Trabalhou como redator de publicidade nas décadas de 70 e 80, período em que fez traduções de grandes mestres da literatura, dentre estes: James Joyce e Samuel Becktett. Foi ganhador do Prêmio Jabuti de Poesia, no ano de 1989, com o livro "Metaformose". Grande estudioso da literatura e da cultura japonesas, é considerado, ainda hoje, por muitos, o mestre dos haicais (poemas curtos de origem japonesa). Nos últimos 20 anos, vem influenciando o movimento literário do Brasil e do mundo. Paulo Leminski faleceu, no ano de 1989, em decorrência de uma cirrose hepática.


POEMAS

Não discuto

não discuto
com o destino
o que pintar
eu assino


Incenso fosse música

isso de querer ser 
exatamente aquilo 
que a gente é 
ainda vai 
nos levar além


Parada cardíaca

Essa minha secura

essa falta de sentimento
não tem ninguém que segure,
vem de dentro.
Vem da zona escura
donde vem o que sinto.
Sinto muito,
sentir é muito lento.


Sem título

Eu tão isósceles

Você ângulo
Hipóteses
Sobre o meu tesão

Teses sínteses

Antíteses
Vê bem onde pises
Pode ser meu coração



Se

Se 
nem 
for 
terra 
se 
trans 
for 
mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário